Produtos

MANGO-01.png

Manga

Nome científico: Mangifera indica L.

Nome popular: Manga.

Família botânica: Anacardiaceae.

Consumida como fruta fresca, mas adequada ao processamento em calda, suco, néctar, geleia, “chutney” e muitos outros produtos. É uma fruta rica em nutrientes e Vitamina A.

 

Variedades: na Índia já foram descritas mais de mil variedades. No Brasil são plantadas comercialmente algumas variedades de origem americana, como Tommy Atkins, Keitt, Palmer e Haden. Mais de 200 variedades nacionais existem, algumas com excelentes qualidades, como a Bourbon.

 

Clima e solo: é uma planta tipicamente tropical, que se adapta a locais com inverno sem geadas e períodos secos, o que é importante para sua produção.

 

O consumidor deve estar atento na compra de manga, devido ao hábito de alguns produtores de colher frutas verdes, ou seja, antes de atingir sua maturidade fisiológica. Isso ocorre principalmente quando há pouca oferta de frutas no mercado, com preços mais altos. Para as variedades coloridas de vermelho ou roxo, frutas de cor verde devem ser rejeitadas, pois não atingirão a maturação adequada. Além disso, sua qualidade interna será sofrível, com baixo teor de açúcar e acidez alta. Para as frutas de cor verde, como a Bourbon, devem ser observadas a mudança para verde-claro, ou amarelada, e seu desenvolvimento adequado, além de sua época ideal de produção que ocorre entre final de novembro e dezembro em São Paulo.

safra icone-01.png

Safra

Disponível
Indisponível

Valor Nutricional

teores em 100g de fruta

Minerais – Cálcio – 8 a 12 mg; fósforo – 9 e 14 mg; potássio -136 a -148 mg.

Vitaminas – C – 25 mg (Haden = 32 mg), vitamina A – 389 retinol equivalente; B1 e B2 – 0,06 mg.

safra manga-01.png
manga-01.png