Produtos

TANGERINA-01.png

Tangerina

Dekopon

Nome científico: Citrus spp

Nome popular: Tangerina, mexerica, bergamota, vergamota, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, clementina; mandarine fruit ou simplesmente mandarine.

Família botânica: Rutaceae.

Características gerais: As tangerinas são frutas cítricas, pertencentes a diversas espécies e variedades, e seus híbridos, o que dá uma oferta de diferentes frutos, todos chamados de tangerinas em nosso mercado, além de ampliar o período de oferta. Em inglês recebeu o nome de “mandarim” e no Sul é chamada de bergamota.

 

A variedade mais comum e mais antiga que tem lugar importante no mercado é a tangerina Cravo, por ser de ótima qualidade e precoce, ofertada entre os meses de março a maio em SP, outra é a mexerica, que entra um pouco depois, entre maio e junho, enquanto a principal variedade, a Ponkan é ofertada entre abril e agosto, completando o ciclo da tangerina, pela híbrido Murkott, de agosto até o final do ano.

 

Novos híbridos e variedades têm sido introduzidos e comercializados, ampliando um pouco mais as citadas épocas, como a Satsuma, por exemplo, mais precoce que a Cravo. Tangerinas e híbridos têm sido também importados da Argentina, Uruguai e Espanha.

 

As características principais das tangerinas são: serem facilmente descascadas à mão, doces, ou de pouca acidez, atrativas pela sua cor avermelhada, algumas com poucas ou sem sementes, de aroma e sabor agradáveis, por isso são consumidas principalmente ao natural.

safra icone-01.png

Safra

Disponível
Indisponível

Valor Nutricional

teores em 100g de fruta

Minerais – Cálcio – 35 mg; ferro – 0,15 mg; magnésio – 0,12 mg; fósforo – 20 mg; potássio – 166 mg; sódio – 2 mg. Vitaminas – vitamina A – 680 UI; vitamina C – 26 mg; vitamina E – 0,2 mg; B3 – 0,35 mg; B1 – 0,05 mg; B2 – 0,05 mg; vitamina B6 – 0,1 mg.

safra tangerina-01.png
tangerina-01.png