Produtos

KUMKUAT-01.png

Tangerina

Kumquat

(kinkan)

Nome científico: Citrus japonica ou Fortunella japonica

Nome popular: Kunquat (palavra no dialeto cantonês, da China, que significa literalmente “tangerina dourada”).

Família botânica: Rutaceae.

Planta nativa do sul da Ásia e da região Ásia-Pacífico, cujas primeiras referências históricas aparecem na literatura chinesa do século 12. Na China, o fruto é chamado chin kan, ou chin chin, e é produzido comercialmente em pequena escala. É comum no Japão, onde é muito apreciado e chamado de “fruta da felicidade”.

 

Variedades  e usos: as principais variedades são: kunquat redondo, também denominado “Marumi kumquat” ou “Morgani kumquat”, sendo o mais cultivado em razão de sua resistência ao frio e cujos frutos são utilizados principalmente em doces e geleias; kunquat oval (Citrus margarita ou Fortunella margarita), cujo fruto é normalmente consumido inteiro, com casca; e Jiangsu kunquat (Citrus obovata ou Fortunella obovata), cujo fruto pode ser consumido in natura ou utilizado em doces e geleias.

 

Os frutos medem de 1,8 a 2,5 cm de diâmetro e 3 a 4 cm de comprimento, têm casca de cor alaranjada forte ou até dourada, com glândulas de óleo; têm poucas sementes; suco adocicado, mas com aroma forte, pouco sucoso, levemente ácido, com 4 a 5 segmentos. O fruto tem casca de cor alaranjada e fina, com glândulas de óleo, que pode ser comida junto com a polpa, separando-a das pequenas e poucas sementes.

safra icone-01.png

Safra

Disponível
Indisponível

Valor Nutricional

teores em 100g de fruta

Vitaminas – vitamina A – 2.530 UI; B1 – 0,35 mg; B2 – 0,40 mg; ácido ascórbico – 151 mg.

Minerais – cálcio – 266 mg; sódio – 30 mg; fósforo – 97 mg; potássio – 995 mg; ferro – 1,7 mg.

safra kinkan-01.png
kinkan-01.png