Produtos

GOIABA-01.png

Goiaba

Nome científico: Psidium guajava L.

Nome popular: Goiaba

Família botânica: Myrtaceae.

Características gerais: é uma das frutas mais ricas em nutrientes, sendo também uma das mais importantes, cultivadas e comercializadas. O fruto típico é de tamanho médio (de 118 a 470 g), com casca amarelada ou esverdeada, de polpa vermelha ou branca, mas com muita variação. Propriedades: a goiaba vermelha também é rica em licopenos, antioxidante importante para a saúde humana.

 

Além de seu consumo ao natural, a goiaba pode ser utilizada em produtos como doces, geleias, sucos, purês, compotas, chutney, néctar e outros.

 

Cultivo: a goiabeira é uma planta tropical e oferece condições ótimas de cultivo em quase todas as regiões do Brasil. É uma árvore perene e produz frutos comercialmente por pelo menos 15 anos. Pelas características próprias de seu cultivo, a goiabeira permite o respeito ao período de carência da pequena quantidade de agrotóxicos empregados no seu cultivo. Assim, por ocasião da colheita, já não haverá risco para o consumidor por esse motivo, sejam as goiabas consumidas na mesa ou levadas para processamento industrial.

 

Existem plantações de goiaba que oferecem excelentes frutos sem a necessidade de irrigação, sobretudo na região sudeste do país (ainda a maior produtora brasileira). Em verdade, a goiaba constitui uma planta digna de uma cultura preocupada com a manutenção do meio ambiente.

safra icone-01.png

Safra

Disponível
Indisponível

Valor Nutricional

teores em 100g de fruta

Vitaminas – Para a vitamina A, foram encontrados de 330 a 2.450 UI, além de 59 a 190 mcg de B1; 154 a 183 mcg de B2; 0,77 a 1,2 mg de B3; vitamina C – 60 – 70 mg. Minerais – magnésio – 7 – 30 mg; fósforo – 16 – 60 mg; sódio – 4 mg; potássio – 198-420 mg; ferro – 0,2 mg; cálcio – 25 mg.

safra goiaba-01.png
goiaba-01.png