Produtos

LICHIA-01.png

Lichia

Nome científico: Litchi chinensis Sonn

Nome popular: Lichia, Lechia, Litchi, Alexia.

Família botânica: Sapindaceae.

Planta rústica e longeva, atingindo de 10 a 12 m, com tendência a desenvolver ramos direcionados para o solo. Folhas: alternas, compostas, paripinadas, com 2-4 pares de folíolos coriáceos, glabros, discolores, de 7-12 cm de comprimento. Flores: pequenas, não vistosas, em geral branco-amareladas, dispostas em inflorescências com várias panículas produzidas em ramos do ano. Frutos: é uma drupa de forma arredondada ou ovoide, de casca avermelhada e cheia de protuberâncias. O arilo, parte comestível que recobre a única semente marrom-escura do fruto, é de cor branca, suculento, muito aromático, de alto valor nutritivo, caracterizado pelo sabor doce e levemente ácido, compreende de 70 a 80% da massa do fruto, de acordo com a cultivar.

 

É uma fruta chinesa, considerada uma das melhores do mundo. Usos: é consumida fresca ou industrializada, na forma de doces, geleias e polpas. Os frutos são bastante apreciados in natura. É excelente fonte de vitamina C, cada 100 gramas do fruto contêm 71,5 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Além de possuir ação antioxidante, auxilia no combate a doenças crônico-degenerativas, câncer e problemas de coração. Curiosidades: é polinizada por abelhas e pequenos insetos. 

safra icone-01.png

Safra

Disponível
Indisponível

Valor Nutricional

teores em 100g de fruta

Vitaminas – 0,02 mg de vitamina B1; 0,05 mg de vitamina B2; 0,3 mg de niacina B3; 42-70 mg de vitamina C; vitamina K – 0,40 mg.

Minerais – o mais importante na lichia é o fósforo, com 38 – 42 mg, seguido do potássio, com 170 mg, do cálcio, com 8 – 10 mg, e do ferro, com 0,4 mg.

safra lichia-01.png
lichia-01.png